Institucional

Investimentos

Sobre

Blog

BTG Pactual

Equipe Safira

Contato

Como funcionam os Fundos de Investimentos

Escrito Por Maria Clara

Escrito Por Maria Clara

setembro 6, 2021

Assessora de Investimentos

Os fundos de investimento são uma classe de ativos que tem como principal característica a possibilidade do investidor delegar a gestão de seus recursos a um profissional qualificado, chamado de gestor. O time de gestão é aquele responsável por tomar as decisões de investimento e gerar os resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Há inúmeras classes de fundos disponíveis no mercado, o que torna possível a alocação do produto nos mais diversos perfis de investimentos. As mais comuns são: rendas fixas, multimercado, ações, internacionais e cambiais. Cada uma delas possui suas particularidades e grau de risco. Abaixo, é possível observar o volume alocado nas principais classificações.

Fonte: Anbima; Elaboração Própria (06/21)

Os fundos funcionam através de um sistema de cotas, em que o investidor interessado adquire a quantidade desejada, delegando a gestão e alocação do seu recurso. Caso as aplicações definidas pelo gestor apresentem rentabilidade positiva, as cotas consequentemente se valorizam, e caso o resultado seja negativo, elas também vão se desvalorizar.

Até junho de 2021 o patrimônio investido em fundos de investimento era de R$ 6,6 trilhões. A custódia desses ativos vem crescendo fortemente nos últimos anos:

Fonte: Anbima; Elaboração Própria (06/21)

Quais são os custos dos fundos de investimentos?

Existem principalmente dois custos ao se investir em fundos:

  • Taxa de administração: Taxa percentual, cobrada anualmente pela gestão do fundo, com o objetivo de remunerar os gestores e cobrir gastos administrativos. Esta taxa incide sobre o volume total que o investidor possui aplicado no fundo. Além disso, trata- se de uma taxa fixa que é previamente informada antes da aplicação.

  • Taxa de performance: Nem todos os fundos cobram esta taxa, mas quando existente, ela incide semestralmente. Podemos dizer que a taxa de performance funciona como uma espécie de “bônus” aos gestores, sendo cobrada apenas quando o resultado do fundo supera o seu benchmark.

Estes custos devem ser considerados na hora de fazer um investimento, afinal de contas eles impactam o seu rendimento. Porém, é importante compreender que a tomada de decisão não deve se basear apenas nos valores das taxas, visto que assim como no mercado de trabalho convencional, os melhores gestores do mercado podem cobrar um valor maior de administração e performance por possuírem um melhor histórico de resultado.

Imposto de Renda nos Fundos de Investimentos

No quesito tributação, os fundos são classificados em duas categorias distintas: fundos de curto prazo e fundos de longo prazo, sendo que as alíquotas de imposto de renda variam para cada uma delas. Nos fundos de curto prazo, a incidência do imposto varia de 22,5% à 20%. Já  nos fundos de longo prazo, vigora a regra da tabela regressiva, em que a alíquota vai diminuindo ao longo do tempo, saindo de 22,5% e chegando nas mínimas de 15%. Em ambas as categorias, a diferença nas taxas cobradas depende da quantidade de dias que o investidor permaneceu no fundo antes de efetuar o resgate. Ou seja, quanto maior o prazo de permanência, menor é a alíquota.

No caso dos fundos de ações, há uma espécie de incentivo fiscal, em que a cobrança de imposto de renda é de apenas 15%. Em outras palavras, esta categoria cobra a menor alíquota de imposto da tabela, independente do prazo de permanência.

Tipos de Gestão: Ativa e Passiva

A gestão dos fundos de investimentos pode ser tanto ativa quanto passiva. Quando ela é ativa, o gestor atua de forma direta na escolha dos ativos, seguindo uma estratégia e política de investimentos próprias. Já a gestão passiva busca replicar um índice de mercado, como por exemplo os índices de ações, como o Ibovespa (no caso do Brasil) ou o S&P 500 (índice dos Estados Unidos). Neste caso, o resultado do fundo irá acompanhar o desempenho do índice de referência.               

Conte com o time da Safira Investimentos para lhe assessorar com excelência e encontrar quais são os fundos adequados ao seu perfil. Através da plataforma do BTG Pactual você, investidor, terá acesso a mais de 500 fundos de investimentos.

Ficou com alguma dúvida? Fale com nossos assessores de investimentos.

Entregar mais do que o esperado,

esse é o nosso compromisso.

Need Help? Chat with us